As histórias infantis e a sua importância
- Psikika
- 24 de mar. de 2022
- 2 min de leitura
As histórias e contos têm um papel essencial e um impacto enorme no desenvolvimento infantil. Ler uma história não é só ler uma história, mas sim entrar naquele mundo e reino fantástico e encantado.
As histórias ajudam a estimular e desenvolver a criatividade e a imaginação das crianças, mas como?

Os contos e histórias infantis são como um meio de contenção e acolhimento para a criança que os escuta. Por vezes as crianças vêem-se “emaranhadas” e por vezes até sentem que, em alguns casos, podem ser “engolidas” nos seus sentimentos e nos seus medos, podendo não se aperceber que estes podem ser contidos. A criança vai aproveitar todo o enredo das histórias para dar as respostas a si própria, através deste ensaio e encenação e através do outro. A forma como as personagens gerem os conflitos, como pedem ajuda ou mesmo como são boas ou más vão servir como modelo para as crianças e para os seus próprios sentimentos e angústias.
As histórias possibilitam o ensaio e a encenação das angústias das crianças e, consciente ou inconscientemente, elaboram o simbolismo dos contos de modo a dar respostas às suas problemáticas internas, sabendo que, estes têm uma resolução.

Efetivamente, as crianças, através das histórias procuram encontrar respostas para os seus conflitos internos e angústias. É um palco onde elas ensaiam com as personagens das histórias, externalizando as suas questões, pensando sobre elas mesmas através das personagens, do que estas estão a sentir, colocando-se no lugar dos heróis, dos vilões, etc… E, por isso, conseguem compreender-se a si próprias de uma forma muito facilitadora e livre. Esta forma de pensarem sobre elas mesmas, acaba por ser uma forma de crescimento e desenvolvimento. Melhor do que as histórias só mesmo posteriormente os sonhos e as fantasias que criam enquanto dormem.
Mesmo que a criança ainda não tenha muita maturidade intelectual e linguagem verbal, as histórias são uma forma de se expressar, aprender e compreender através dos símbolos, daí a importância de contar histórias também aos bebés. Assim, estes podem aprender a ler a sua mente na linguagem de símbolos através da qual fica mais fácil a compreensão do mundo, muito antes de adquirir uma maturidade intelectual.

A leitura de histórias com alguém promove a própria relação e, especialmente, uma boa relação com os outro no caminho para a descoberta pessoal. Os pais e educadores(as) leem histórias às crianças de uma forma muito intuitiva, por vezes sem mesmo terem consciência do impacto positivo e das vantagens para o desenvolvimento das crianças. A leitura é facilitadora da relação, especialmente antes de dormir, sendo uma forma de acalmar a criança, mas também de a ajudar a lidar com as angústias que, inevitavelmente, acabam por surgir na altura de dormir (como por exemplo a separação das figuras parentais de referência para crianças mais pequenas). Trata-se de uma forma de entrar no mundo dos sonhos, que não são sempre bons. Às vezes surgem pesadelos e inseguranças. Portanto, estas histórias são também uma forma de dar um contexto e segurança ao mundo da fantasia que surge no dormir.
Com um até já Psikiko!
J.C.
Comments